Filtro de Daltonismo

Administração

Uma nova era de informação e tecnologia vem transformando o mundo dos negócios. Todos os dias, milhares de empresas buscam adaptar-se a este novo cenário. A competitividade entre as empresas desperta o olhar e interesse dos mais altos executivos, mas, a pergunta que move nossos pensamentos é: como conquistar um espaço entre os mais fortes? Há uma resposta simples! Gestão, eficiência, conhecimento técnico e oportunidade. Todos estes fatores só podem ser conquistados por meio de um único pensamento: “somos melhores quando temos os melhores”.

Esta visão faz-nos refletir em como preparamos nossos colaboradores ou como escolhemos os protagonistas para o sucesso de uma organização. As tendências mostram que as empresas buscam por profissionais com competências sociais, qualificados e com empregabilidade, além de possuírem valores como ética e moral, o que é muito importante nos tempos atuais e nas perspectivas futuras das empresas.

As constantes mudanças locais e globais nos cenários econômicos, políticos e sociais refletem a necessidade de as organizações contratarem colaboradores qualificados e com visão empreendedora. Além de participativo e dinâmico, o profissional do curso Ensino Médio com Qualificação Profissional de Técnico em Administração pode exercer cargos de liderança em diversos departamentos da empresa, incluindo as áreas comerciais e operacionais, cabendo-lhe a adoção de ações que atendam às demandas do setor produtivo e que proponham inovações.

Em uma matéria publicada pelo CRA – RJ – Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, a contratação de profissionais ligados à área de Administração terá impacto positivo no segmento industrial, seguindo pelos campos de Tecnologia e Automação. De acordo com os dados apresentados pela Agência de Notícias do IBGE, as indústrias avançaram 2,8% nos meses de janeiro a novembro de 2020. Vale reforçar que a automação dos processos é fundamental para que uma organização alcance a competitividade no ambiente de negócios.

Sobre o crescimento dos profissionais de Administração, o CFA – Conselho Federal de Administração em parceria com FIA – Fundação Instituto de Administração, registrou por meio de sua pesquisa que o setor privado é o que mais emprega profissionais de administração, representando 58% das contratações. Mesmo com a pandemia Covid-19, o número de novos empreendedores chegou a 23,3% na América Latina.

O currículo do curso Ensino Médio com Qualificação Profissional de Técnico em Administração ((Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior – AMS) busca atrelar demandas do setor produtivo e competências sociais, oferecendo uma formação consolidada para que nossos alunos estejam aptos a adentrar neste tão competitivo e seletivo mercado.

📒 O que você irá aprender

Como funcionam as organizações, desde empresas privadas até ONGs, passando por órgãos públicos, comércio e indústria. O estudante vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia para compreender os principais assuntos do curso, como história da administração, evolução das organizações ao longo do tempo, contabilidade, leis que regulam o funcionamento das empresas e redação de documentos.

O aluno vai aprender ainda a analisar as chances de um negócio ou produto ser bem-sucedido e o comportamento do consumidor. Estudará também técnicas de atendimento ao cliente, empreendedorismo (iniciativas para realizar novos negócios) e como uma organização planeja alcançar seus objetivos e define suas metas para o futuro.

🧠 Área de atuação

O técnico em Administração pode trabalhar em vários departamentos. No setor de compras, por exemplo, pode elaborar pedidos de compra de produtos, cadastrar fornecedores assim como conferir a entrega das mercadorias adquiridas. Na área de produção, pode fazer planilhas de controle de processos e produtos, registrando quais já foram produzidos e em qual quantidade.

No departamento de vendas, também pode elaborar planilhas para acompanhar o desempenho das vendas, cadastrar clientes, preencher notas fiscais e gerar boletos bancários. No setor de Recursos Humanos, o técnico pode trabalhar calculando salários e benefícios dos funcionários e auxiliando nos processos de contratação e demissão de pessoal. Em qualquer área, pode atender clientes e fornecedores e redigir documentos, como e-mails, memorandos e atas.

💼 Onde trabalhar

Empresas privadas, seja de comércio, serviço ou indústria, órgãos públicos (prefeituras, secretarias de governo, ministérios do governo federal etc.) e ONGs.